Cuidados com a sua barraca!

28/11/2011 19:24

• antes de fechar a mochila tenha certeza de ter, mais uma vez, montado sua barraca e checado se todas as partes dela estão ali, inteiras, limpas e em ordem. Lembre-se que sua barraca será sua casa ao ar livre nos próximos dias. Cuide bem dela e tenha de volta proteção e conforto por muito mais tempo.

• apesar de serem feitas para uso ao ar livre, os raios ultravioletas são prejudiciais ao nylon e podem danificar rapidamente a sua barraca. O dano causado é proporcionalmente igual ao tempo de exposição ao sol e, uma vez ocorrido, é irreparável. Procure, sempre que possível, montá-la em lugares com sombras.

• nenhum nylon de barraca possui tratamento anti-fogo, apesar de alguns serem mais resistentes não permitindo que ele se propague - mas não impedem que surjam buracos queimados no tecido.
• Não acenda fogareiros perto e muito menos dentro dela pois, além de prejudicial ao nylon, ele também pode roubar o oxigênio de dentro da barraca, sendo extremamente perigoso à sua vida. Jamais use velas ou lampiões dentro da barraca.

• Para não acordar molhado pela condensação de sua própria umidade no tecido da barraca, procure ventilá-la o máximo que puder. Se não estiver chovendo esta tarefa se torna mais fácil deixando toda ou boa parte da porta aberta, apenas com o mosquiteiro fechado.
• Manter o sobreteto esticado e afastado uns 10 cm da barraca facilita a circulação do ar, evita a condensação e reduz a possibilidade de infiltrar água da chuva.